logo

Entrevista com o secretário para o Jornal O Articulador, da Asseplag

Senhor Secretário, 

De acordo com o que foi combinado em reunião anterior, estamos encaminhando perguntas que serão também publicadas na segunda edição do nosso jornal O ARTICULADOR. As respostas serão publicadas na terceira edição do nosso jornal, que virá com muitos outros assuntos do nosso interesse.

1- considerando a existência de cargos vagos na Seplag, bem como a previsão de aposentadoria de muitos servidores até 2014, qual a previsão para novo concurso público em nossa Secretaria? Jaylson.

Reconhecemos que a SEPLAG necessita de novos servidores para compor seu quadro. No entanto, para o dimensionamento desta necessidade, o assunto deverá ser discutido amplamente com os servidores, o que deveremos fazer ainda este ano. Somente após a conclusão desta negociação é que poderemos ter a real necessidade da realização de concursos para o órgão.

2- Nosso auditório, que é utilizado basicamente para eventos festivos, que nada trazem de útil ao nosso Estado, bem que poderia ser destinado a palestras focando a economia cearense. Concorda? Hudson.

Inicialmente queremos lembrar os eventos que ocorreram nos últimos meses. Em abril tivemos o encontro que reuniu técnicos dos órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza para conhecer os programas disponibilizados pelo Governo Federal, por meio da Sudene. Em outro momento foi comemorada a passagem dos 10 anos de criação do IPECE, com uma programação que inclui palestra do secretário adjunto da Fazenda, João Marcos, sobre “Os Desafios Recentes da Economia Cearense”. A ETICE realizou a Divulgação das Metas da Gratificação de Desempenho da Atividade de Tecnologia da Informação – GDTI. Tivemos ainda duas outras reuniões promovidas pela SEPLAG: o III Encontro de Gestores de TI sobre o tema Prêmio Ceará de Cidadania Eletrônica e a Apresentação e Treinamento do Novo Layout das Consignatárias. Agora em maio tivemos a solenidade de lançamento do V Ciclo do Prêmio Ceará de Gestão Pública, que teve palestra do professor Valdemar Barros Filho, da Fundação Dom Cabral. 

Como podemos verificar são eventos importantes e com objetivos bem definidos para a SEPLAG e o Governo do Estado. Os eventos festivos ocorrem e o espaço do auditório também serve para esta finalidade, porém são em número bem inferior ao dos eventos de finalidade estratégica. Vale salientar que estamos citando apenas eventos da SEPLAG ou vinculadas, sem incluir aqueles de órgãos/entidades que solicitam reserva. 

3- Aos moldes das outras Secretarias de Planejamento e Gestão, qual o seu posicionamento sobre a atuação do especialista em políticas públicas que assessora os órgãos/instituições do Poder Executivo no Planejamento e Implantação dessas políticas? Bruno.

A administração do Estado conta com servidores públicos da mais alta capacidade em planejamento e gestão. Os resultados alcançados nos últimos meses, notadamente na gestão do governador Cid Gomes, só foram possíveis graças a estes profissionais que, ao lado dos gestores máximos de cada órgão, desempenham o papel de assessorar com competência e profissionalismo, possibilitando avanços significativos no desenvolvimento do Estado. Portanto, papel absolutamente imprescindível têm esses servidores públicos.   

4- Os constantes engarrafamentos na entrada e saída do Cambeba aborrecem, causam transtornos a todos. Qual a previsão de implantação do projeto para novas saídas? Wagner.

Em parceria com todos os órgãos que estão localizados no Cambeba estamos, através da COPAT, concluindo um plano de melhoria para o Centro Administrativo que compreende questões relativas à segurança, conservação e mobilidade. Este plano será apresentado ao governador Cid Gomes para avaliação e aprovação. Esperamos iniciar as obras ainda em 2013, desafogando o fluxo de saída de veículos nos horários de 12 e 17 horas. 

5 -Faltando quase dois anos para o final da atual gestão, por que não colocar na liderança de áreas importantes, servidores públicos de carreira, altamente qualificados? Temos vários. Hudson.

O modelo de valorização dos quadros profissionais da SEPLAG pode ser perfeitamente constatado na nomeação de servidores do órgão para ocupar coordenadorias. Assim foi feito na escolha e nomeação para a CPREV, COMGE, COGEP e CPLOG.  Nosso propósito será cada vez mais valorizar os servidores da SEPLAG, ocupando cargos estratégicos no órgão.  

6- A mesa de negociação permanente não ocorreu ainda neste ano de 2013. Por quê? Valberg.A Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP) já teve sua primeira reunião deste ano. Ocorreu no último dia 27 de março. A próxima está programada para o dia 27 de junho. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest